A importância do toque físico na terceira idade
25-04-2014 14:46
O toque de carinho, de apoio nos movimentos e os abraços espontâneos estimulam o funcionamento neurológico, melhoram a circulação sanguínea e aumentam a autoestima.
Desde pequenos, necessitamos muito do toque físico, do contato dos entes queridos, do carinho aconchegante. Isso não só fortalece nossosvínculos emocionais, como define nossa identidade. Através dos diferentes toques (suave, forte, intenso, etc.), vamos aprendendo como nos relacionar com as pessoas, vamos obtendo noção de limites e, principalmente, vamos aprendendo a amar.
Com o idoso não é diferente, pois, enquanto os filhos e netos estão atarefados com suas correrias diárias, às vezes, ele está com pouca ocupação passando grande parte do dia sozinho. Então, o toque de carinho, de apoio nos movimentos, os abraços espontâneos, são fundamentais para estimular o funcionamento neurológico, melhorar acirculação sanguínea e aumentar a autoestima do idoso.
Valem massagens com óleos e cremes aromáticos, cafunés nos cabelos macios, movimentos circulares no rosto, pequenos alongamentos nos dedos das mãos, assistir televisão de mãos dadas, e tudo que nossa imaginação inventar. A própria pessoa pode – e deve – estimular sua pele, estabelecendo um contato gostoso, conversando com seu corpo.
Com a idade, a pele vai ficando mais fina e às vezes ressecada. Então é fundamental delicadeza ao tocar o idoso, sempre respeitando o ritmo do outro. Também é muito importante a pessoa que convive ou cuida de idosos aprender a se colocar no lugar dessa pessoa e tentar funcionar como ela. Por exemplo: idosos com dificuldade de locomoção são muito beneficiados quando o cuidador ou parente mostram no próprio corpo da pessoa qual movimento desejam que ela execute. Essa informação corporal, vivencial, é mais eficiente que a intelectual.
Nosso corpo guarda através da pele – o maior órgão humano – todas asinformações sensoriais que vivemos e, por isso, concentra várias emoções e sentimentos. Se tivemos desde a infância, e ao longo das diferentes fases de desenvolvimento, toques agradáveis, afetuosos, divertidos, construímos uma identidade equilibrada e socialmente empática.
Mas, se ao contrário, fomos mal tratados, beliscados ou castigados, ou, ainda, se fomos criados sem carinho físico, as memórias sensoriais serão desagradáveis e/ou ambíguas. Portanto, é fundamental conquistarmos a confiança dessa pessoa antes de tocá-la para acima de tudo, respeitá-la.
O contato físico nos inclui num grupo, fortalece as conexões emocionais, nos dá mais segurança. Vamos lembrar-nos desse importante ingrediente da saúde emocional de todos nós!
https://www.portalterceiraidade.com.br/dialogo_aberto/saude_equilibrio/index.htm
Notícias
-
12-05-2014 10:09
Nota oficial sobre o PL 1.681/99- que regula a profissão de técnico em imobilização ortopédica
A Enfermagem, como disciplina de estudo, faz parte das Ciências da Vida, porquanto se situa entre as Ciências da Saúde e as Humanas. A correspondência em práticas profissionais cotidianas de Enfermagem reserva um desempenho firme, intencional e decisivo na promoção da segurança do paciente, como...
-
05-05-2014 00:44
Lei aprovada neste ano aumentou direitos trabalhistas das domésticas
Trabalhadoras dizem que avanços foram a carga horária definida e o pagamento de horas extras A PEC (Proposta de Emenda à Constituição)das Domésticas foi aprovada em abril deste ano. Oito meses após a regulamentação entrar em vigor, o número de contratações ainda é pequeno e muitos dos direitos...
-
01-05-2014 16:55
Cotidiano estressante provoca síndrome de burnout em operadora de call center
Demitida por justa causa em outubro de 2010, após dirigir expressão de baixo calão a um cliente, uma teleoperadora da Atento Brasil S.A. comprovou que sua reação foi causada pela síndrome de burnout, também chamada de síndrome do esgotamento profissional. Com isso, conseguiu reverter, na Justiça...
-
25-04-2014 14:46
A importância do toque físico na terceira idade
O toque de carinho, de apoio nos movimentos e os abraços espontâneos estimulam o funcionamento neurológico, melhoram a circulação sanguínea e aumentam a autoestima. Desde pequenos, necessitamos muito do toque físico, do contato dos entes queridos, do carinho aconchegante. Isso não só fortalece...
-
25-04-2014 14:05
Brasil vai se tornar um país de idosos já em 2030, diz IBGE
Na esteira dos países desenvolvimentos, o Brasil caminha para se tornar um País de população majoritariamente idosa. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o grupo de idosos de 60 anos ou mais será maior que o grupo de crianças com até 14 anos já em 2030 e,...